Cromohistória e Tendência Teclante

abril 1, 2012 at 4:09 am 2 comentários

Sobre estes textos:

Cromohistória: há duas comunidades no Orkut com meu nome, feitas por leitores. Em uma delas, fui colocada como moderadora. Periodicamente, envio textos que ficam exclusivos de lá por um período de, pelo menos seis meses, depois os divulgo aqui. “Cromohistória” é um texto antigo meu, que escrevi na mesma época que outros dois, mas que foram perdidos sem que eu os tivesse postado em qualquer lugar. Os outros dois nunca pude recriar, mas foi possível reescrever “Cromohistória”.
Tendência Teclante: esta história usa um dos Valerianos, família ficcional de alguns contos meus. O curioso é que os Valerianos existem no mesmo universo da cidade de São Bento da Trindade, de outros textos meus, um universo que já terminou.

CROMOHISTÓRIA
Por Rita Maria Felix da Silva

Azul está triste e Roxo, também.
Vermelho — de muro, cortina, império caído — vendeu barato a ideologia e hoje brinca de máfia. Tem prostituta de montão e compra em boutique de luxo.

Mas Azul está triste e Roxo, também.
Amarelo ficou rico. Trabalha de quase morrer, tem mais filhos do que se pode contar e por aí diz que ainda vai governar o mundo.

Mas Azul está triste e Roxo, também.
Verde anda minguado. Tem ONG, cúpula, partido, política de governo e discussão, porém vive desmotivado: qualquer dia, qualquer dia, acha que vai acordar extinto feito dinossauro.

Mas Azul está triste e Roxo, também.
Preto ainda faz música e festa para a vizinhança, mas olha enviesado esse Branco que sorri fingido e fala com jeito manso de político: “deixa prá lá o passado!”.

É arco-íris, é caixa de lápis, é mistura e caldeirão. Cor por todo lado: Marrom, Cinza, Amarelado, Meio Branco, Meio Preto, Meio Pardo e tudo que se pensar.

Mas Azul com nada disso se importa. Passa os dias cabisbaixo, de coração partido e lágrima no olho. Azul está triste e Roxo, também.

FIM

Nota: em inglês, “blue”, além de “azul” também significa “triste”. Azul também era uma cor associada aos EUA e ao Capitalismo, em oposição ao vermelho vinculado à União Soviética e ao Comunismo.

 

TENDÊNCIA TECLANTE

Por Rita Maria Felix da Silva

 

Acordou numa sala de madeira. A cabeça doía. Fora drogado. Monitores nas paredes. Imagens de pessoas morrendo horrivelmente.

— O que…

— Bem-vindo, Danilo Valeriano. Programador. Um dos homens mais inteligentes do mundo. Candidato 79. – Soou uma voz eletrônica.

— Quem é você ?

— Uma celebridade entediada da mídia. Veja aquele computador: qualquer tecla ativa um dispositivo mortal. Exceto uma. Aperte-a e escapa muitíssimo rico. Erre e…

— Maluquice.

— Certo… Estou enchendo a sala com gás venenoso de uso militar.

Danilo apertou o “enter”. Múltiplos raios laser reduziram-no a micropedaços.

— Pena. – disse a voz eletrônica – Sempre apertam a mesma tecla…

Fim

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

PRIMEIRO ENCONTRO ESPINHOS EM TI

2 Comentários Add your own

  • 1. Yarin Melo  |  abril 2, 2012 às 3:41 pm

    A transformação de ideais em cores, fez do primeiro conto uma divertida análise de certas tendencias sociais. Um bom conto.

    Responder
  • 2. Regina Castro  |  abril 4, 2012 às 7:15 pm

    é… a vida em seus altos e baixos, mas pro meu filho o conto das cores soou bonitinho, valeu seu sorriso inocente de seis aninhos…. já nos jogos mortais.. rs. q tecla seria a da salvação, de repente o esc ou o delet, mas realmente estamos presos a mtos vicios

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

abril 2012
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: